O mundo da gente

Atualizado: Jan 22

O mestre João Guimarães Rosa já disse: "Minas são muitas". Minas é um cantinho, é um rincão, um aconchego ou um mundo. É tudo o que a gente quer e espera dela.


E quando falamos: Sul de Minas - o que vem à sua mente? Frio aconchegante, montanhas, cachoeiras, parques, hospitalidade? Para nós, Uri Cunha e Cinthya Oliveira, é como casa de vó, colo de mãe, quitandas à mesa, causos noite adentro. É também o fogão de lenha, o café coado, os doces do tacho, os vinhos de inverno, os azeites únicos, os queijos artesanais, a truta arco-íris...


Quem conhece as cidades que estão na Serra da Mantiqueira sabe perfeitamente quantas gostosuras são produzidas por pequenos produtores em cada cantinho, casinha ou sítio desse mar de montanhas.


Em 2018, entre um bate-papo e outro, sentimos saudades das delícias do Sul de Minas e percebemos que elas não eram facilmente encontradas em Belo Horizonte. Começamos, assim, a elaborar o projeto de um empório totalmente dedicado a estes produtos diferenciados, que tanto aguçavam nosso paladar. A concretização desse sonho empreendedor veio em janeiro de 2020, com a abertura das portas do empório Caminho Velho, na avenida Álvares Cabral.


O contato com os fornecedores não foi difícil, bastou recorrer às memórias afetivas, às histórias do povo, às dicas dos parentes e amigos e, é claro, ao velho e bom dedo de prosa. Brincamos que, andar pelo interior de Minas, é como "ir para uma visita e sentir-se visitado". Desta forma, voltamos com o carro cheio de produtos diferenciados, a memória repleta de boas histórias e o coração transbordando de alegria.


Trouxemos para a capital mineira muito mais que produtos, trouxemos causos, abraçamos velhos e novos amigos - Eduardo, Valda, Carolina, Luciano, Márcio, Íris, Ademilson, Raí, Renée... tem um pedacinho de cada pessoa e de cada sorriso em cada item especial que trouxemos.


Ademilson: mestre queijeiro da Alagoa

Para que o Caminho Velho pudesse se tornar um pedacinho do Sul de Minas em plana metrópole, fizemos como os antigos tropeiros - transitamos pelas montanhas da Mantiqueira, trocamos um dedinho de prosa com os produtores, selecionamos os melhores produtos e voltamos entusiasmados para compartilhar tudo isso com vocês.


São essas histórias que queremos trazer para esse blog. Compartilhar com nossos leitores o que aprendemos em cada viagem por estas terras de belezas naturais, gastronomia marcante e gente acolhedora. Vamos colocar o "pé na estrada"?

66 visualizações

Av. Álvares Cabral, 1315

Bairro Lourdes

Belo Horizonte - MG

(31) 3327-9531

(31) 98868-2826

emporiocaminhovelho@gmail.com

Horário diferenciado durante a pandemia!

Seg - Sex: 13h às 22h​​

​Sábado: 12h às 18h

Receba nossas notícias, novidades e promoções

© 2019 by Caminho Velho Empório Eirele - CNPJ 35.579.092/0001-90

0